História do SENAC: Fundação, Missão e Abrangência

A história do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Comercial começa em 1945, quando Alexandre Marcondes Filho, ministro do Trabalho, Indústria e Comércio na época, assinou um documento, no qual, criava uma comissão especial para dar impulso ao aperfeiçoamento do ensino comercial no Brasil. No mês de Setembro de 1945 foi elaborada a Confederação Nacional do Comércio (CNC), uma entidade sindical de maior referência do comércio no Brasil.

Conforme o Decreto-Lei n° 8.621 de janeiro de 1946 o CNC ficou encarregado de criar e organizar o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Empresas comerciais vinculadas ao CNC para disponibilizar a operação do SENAC, foi estipulado uma contribuição de 1% do total da folha de pagamento.

História do SENAC: Primeira unidade e primeiros cursos do SENAC

Tudo começou na rua Florêncio de Abre número 305, no Centro Histórico de São Paulo, no dia 13 de julho de 1946. Nesta data, foi eleito o primeiro Diretor Regional do SENAC São Paulo, Francisco Garcia Barros, através da eleição do primeiro Conselho Regional.

Logo após, foi-se criando as partições administrativas e de prestação de serviço, com objetivo de realizar estudos e analises nas profissões e funções ofertados na época. No dia 1° de setembro de 1946, na rua R. Boa Vista, 51 – Centro Histórico de São Paulo, os trabalho do SENAC foram iniciados.

Os primeiros cursos ofertados pelo SENAC foram: Praticante de Comércio e Praticante de Escritório, ambos em 1947, destinados a jovens entre 14 e 18 anos. Para maiores de 18 anos foi os cursos de Balconista de Tecidos, Calçados e Ferragens, Arquivista e Caixa-Tesoureiro.

História do SENAC

Missão do SENAC

O SENAC tem como missão:

“Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.”

A visão do SENAC é:

“Ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional reconhecida pelas empresa.”

Valores:

“Transparência, inclusão social, excelência, inovação, atitude empreendedora, desenvolvimento sustentável e educação para autonomia.”

Diretrizes:

“Orientação para o mercado, inovação e conhecimento, promoção social, gestão institucional e imagem institucional.”

Orientadores Estratégicos SENAC

Área de atuação do SENAC

O SENAC atual em diversas áreas, atendendo a demanda do comércio, serviços, bem como de turismo, estas áreas são definidas pelo Ministério da Educação.

Podemos listas as seguintes áreas de atuação do SENAC:

  • Ambiente e Saúde
  • Gestão e Negócios
  • Desenvolvimento Educativo e Social
  • Informação e Comunicação
  • Produção Alimentos
  • Produção Cultural e Desenho
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer
  • Recursos Naturais
  • Infraestrutura
  • Segurança

Abrangência

O SENAC está presente em todos estados brasileiros, como também no Distrito Federal, são mais de 1263 munícipios atendidos pelo SENAC, seja pelas 588 unidades fixas ou então pelas 81 unidades móveis.

As unidades do SENAC contam com salas e laboratórios capacitados a oferta tanto a prática como a teoria nas diferentes áreas mencionadas acima.

Cursos SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Comercial disponibilizada cursos EAD e presenciais. São encontrados mais de 400 cursos via EAD, em seus 300 polos espalhados por todo o Brasil.  Os cursos do SENAC tanto os presencias como EAD são em sua maioria cursos pagos. Porém o SENAC consta com o PSG que é o Programa SENAC de Gratuidade ofertando cursos para estudantes e trabalhados que possuem uma baixa renda que não passe de dois salários mínimos.

Avalie este post!

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9